Volta Rápida: Audi A3 Sport aposta alto em tecnologia
O novo trio de ferro alemão acaba de se completar no Brasil. Após a chegada do BMW Série 1 e, mais recentemente, do Mercedes Classe A, agora é a vez de a nova geração do Audi A3 chegar ao país.

Em relação ao visual, a identidade do A3 está preservada, com mudanças leves em ralação ao modelo anterior. Ao vivo é possível notar que as mudanças deixaram o carro com linhas mais modernas e alinhadas (ou bem parecidas) com os demais modelos da Audi. O conjunto óptico dianteiro dá o tom da proximidade, com linhas em LEDs que chamam muito a atenção até durante o dia, além da grade hexagonal clássica emoldurada com cromado. Na traseira, a mesma estratégia dos LEDs aparece nas lanternas dispostas na horizontal.
Por dentro, há uma boa mescla de sobriedade com modernidade. O painel, confeccionado com material de excelente qualidade, está mais “limpo”, mas ganha requinte com a tela colorida retrátil que “aparece” quando se liga o carro. As saídas de ar no estilo “turbina” agora também estão presentes no A3. O quadro de instrumentos, com iluminação branca em LED, não nega o DNA Volkswagen, enquanto o ar-condicionado digital de duas zonas confere sofisticação. Nas portas, as proteções dos alto-falantes também contam com iluminação por LEDs. O teto moldado em tecido preto incorpora o teto solar panorâmico elétrico “Open Sky”. E o compartimento de bagagem oferece 365 litros de capacidade, podendo ser expandido para 1.100 litros com o banco traseiro rebatido.
Como anda?
Ao sentarmos no banco do motorista, a ergonomia típica alemã se faz presente rapidamente, em contraste com o ajuste manual do banco. Ajusto o retrovisor eletrocrômico, os externos e a altura e a profundidade do volante. Com a posição ideal para dirigir encontrada, basta ligar o carro através do botão de partida, item opcional. Outra novidade é o freio de estacionamento, agora eletrônico e acionado por botão no console. Antes de acelerar, no entanto, escolho o modo de condução Efficiency, uma vez que o início do teste se dá em trânsito urbano. Há também os modos Comfort, Dynamic, Auto e Individual.
Logo nos primeiros quilômetros a bordo já é possível notar o bom ajuste da suspensão e o baixo nível de ruído interno. Esperava um carro mais lento do que a geração anterior, mas a perda de 20 cv de potência não é percebida. Pelo contrário, o A3 parece se movimentar com mais agilidade. Segundo a engenharia da Audi, esta percepção se deve em parte aos 80 kg a menos do hatch, mas também pela elevada rigidez da carroceria. Ainda no trânsito, o sistema start-stop cumpre bem seu papel – desligando o motor em paradas rápidas e acionando o motor em tempo adequado.
Ao entrar na rodovia, o principal “problema” é manter a velocidade máxima permitida. Com excelente conjunto mecânico e baixíssimo ruído e vibração, o melhor a fazer é configurar o controle de velocidade de cruzeiro (o popular “piloto automático”) para não desrespeitar a lei. A unidade que testamos também estava equipada com o cruise control adaptativo, o qual controla a velocidade e distância com base no carro da frente, acionando o freio ou acelerando quando necessário automaticamente.
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